Notícias

33ª Oktoberfest de Igrejinha inicia em clima de retomada e alegria

33ª Oktoberfest de Igrejinha inicia em clima de retomada e alegria 33ª Oktoberfest de Igrejinha inicia em clima de retomada e alegria 33ª Oktoberfest de Igrejinha inicia em clima de retomada e alegria

Maior festa comunitária do Brasil segue até 23 de outubro


 


A festa da retomada, dos reencontros, dos abraços, da celebração da vida e da alegria. Assim foi definida a 33ª Oktoberfest de Igrejinha, que iniciou nesta sexta-feira (14), no parque de Eventos Almiro Grings. A retomada da maior festa comunitária do Brasil foi marcada por grande presença do público, atrações culturais e musicais, gastronomia típica e muita diversão. Reunindo diversas autoridades e a imprensa, a solenidade ainda contou com apresentações artísticas e culturais da Associação Cultural Kirchleinburg e apresentações musicais da Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos e da banda típica Alles Bier.


 


Durante a cerimônia oficial, o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest (AMIFEST), Tiago Petry, ressaltou a importância desta retomada. “Após um longo período de isolamento social e perdas irreparáveis, sem a realização da festa, recomeçamos a escrever belos capítulos da história da nossa Oktober, celebrando a vida e a alegria”, pontuou. O presidente ainda destacou o trabalho de mais de 3 mil voluntários que fazem a festa acontecer. “Sempre tivemos esperança e confiança de que ao final da pandemia tudo seria superado. Isso só foi possível através da dedicação de vários voluntários, em uma cidade no interior do Brasil, o que mostra que é possível fazer uma festa diferente e com cunho social”, complementou.


 


A cada edição da Oktober de Igrejinha, entidades são beneficiadas com os repasses provenientes dos resultados da festa. “Assim, a segurança, a saúde e a educação são os maiores beneficiados. Não somos apenas uma festa, representamos a alegria, a cultura e o voluntariado, sempre com o propósito de gerar benefícios econômicos, sociais e culturais. Unidos trabalhamos e juntos dividimos os desafios e as decisões importantes e difíceis. Igrejinha é e faz diferente!”, finalizou. Em 2019, na última edição presencial da festa, a organização repassou cerca de R$ 3,2 milhões em prol de entidades da região.


 


Ainda durante a solenidade, o prefeito municipal de Igrejinha, Leandro Horlle, saudou a todos os voluntários e relembrou a história do município. “A cidade de Igrejinha foi edificada a várias mãos, com nossos imigrantes, e assim também é a Oktoberfest de Igrejinha”, comparou. Horlle ainda lembrou que a Oktober é o maior ícone cultural da cidade. “Nosso município é lembrado graças à Oktoberfest. Aqui, nós amamos essa festa. Nós fazemos com coração, por amor à cidade e às pessoas”, complementou.


 


Já o governador de Estado, Ranolfo Vieira Junior, destacou a satisfação em estar na Capital Estadual do Voluntariado. “Essa é a maior festa comunitária do país. Uma festa que representa a cultura germânica e traz desenvolvimento econômico para nosso estado”, ressaltou o governador, lembrando a importância desta retomada e traçando um histórico da Oktoberfest no mundo e no Brasil.


 


Dilsinho anima o público no primeiro dia de festa


Um dos grandes nomes da nova geração do pagode, o cantor Dilsinho subiu ao palco da Oktoberfest de Igrejinha na noite desta sexta-feira (14). O cantor, que participou da festa pela primeira vez, foi a grande atração da noite, lotando o pavilhão 2 do Parque de Eventos Almiro Grings.


 


Durante o show de Dilsinho, os fãs de pagode puderam cantar os hits juntos com o cantor, como “Refém”, “Péssimo Negócio” e “Baby me Atende”, parceria de Dilsinho com Matheus Fernandes. Além desses hits, o público também cantou junto a música “Duas”, lançamento do artista.


 


Programação segue com Aquece Oktober no sábado e show da dupla Maiara e Maraísa no domingo


No primeiro Super Sábado da Oktober (15), as festividades iniciarão às 12h, com entrada franca até às 16h30. O Desfile Oficial acontecerá a partir das 14h, na Av. Presidente Castelo Branco em direção ao Parque da Oktoberfest. Em caso de chuva, o mesmo será transferido para o dia 22/10, às 14h. A tarde ainda contará com diversas atividades, como: Aquece Oktober (festa open bar de chopp em ambiente exclusivo); Agita Oktober (trio elétrico com DJs); Jogos Germânicos; Encontro de Soberanas de Festas da Região e dois momentos de Chopp AMSTEL em Dobro em todo Parque. Entre as bandinhas de baile do dia, estarão: Banda Brilha Som, Flor da Serra e Banda Aquarela.


 


Já no domingo (16), o parque abrirá às 10h, com entrada franca até às 12h. Ainda pela manhã acontecerão os Jogos Germânicos Escolares e, à tarde, Apresentações Artísticas, Culturais e Folclóricas. O dia ainda contará com momento de Chopp AMSTEL em Dobro em todo o Parque e, às 20h, show da dupla Maiara e Maraísa. Entre as bandinhas típicas itinerantes do dia, estarão: banda Típica Macega Show, Banda Típica Macht Musik, Banda Típica Tannenwald e Banda Típica Imigrante.