Notícias

Oktoberfest de Igrejinha recebe prêmio Líderes & Vencedores na categoria “Expressão Cultural”

Oktoberfest de Igrejinha recebe prêmio Líderes & Vencedores na categoria “Expressão Cultural” Oktoberfest de Igrejinha recebe prêmio Líderes & Vencedores na categoria “Expressão Cultural” Oktoberfest de Igrejinha recebe prêmio Líderes & Vencedores na categoria “Expressão Cultural”

Maior festa comunitária do Brasil foi contemplada em premiação promovida pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

 

A Oktoberfest de Igrejinha foi uma das agraciadas na 30ª edição do prêmio Líderes & Vencedores, promovido pela Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul) e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (26) à noite, no Salão Nobre do Palácio do Comércio. Na ocasião, a festividade foi reconhecida na categoria “Expressão Cultural”, justamente pela relevância do evento na disseminação da cultura alemã.

 

Contando com uma programação diversificada, a Oktoberfest de Igrejinha é uma manifestação de amor às tradições, sendo reconhecida como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul desde 2017. Considerada um dos maiores eventos populares do RS, ainda é reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, já que é realizada por mais de três mil voluntários e tem seu resultado financeiro revertido para diferentes entidades da região, contribuindo com mais Saúde, Segurança, Educação e Cultura. Ao longo das 34 edições passadas, mais de R$ 28 milhões já foram repassados a diversas organizações, incluindo escolas, hospitais, Brigada Militar, Bombeiros, entre outras.

 

Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Egon Wallauer, destacou a honra e o orgulho em representar a entidade e a festa no recebimento do prêmio Líderes & Vencedores. “A nossa festa recebeu mais de 200 mil pessoas neste ano e tivemos mais de 140 atrações culturais. Foram um pouco mais de três meses para reerguer o parque e reorganizar a festa após a enchente de maio”, pontuou. Wallauer ainda reforçou o caráter comunitário da Oktober de Igrejinha. “Anualmente nós distribuímos o resultado da festa, que tem sido em torno de R$ 5 milhões, para quase 100 entidades, incluindo hospitais, escolas, APAEs de toda a região. Fica o nosso agradecimento a quem sempre acreditou e continua acreditando na cultura, no trabalho comunitário e na solidariedade”, complementou.

 

O presidente explicou que se trata de uma conquista significativa para a festa, reafirmando o impacto cultural do evento no Rio Grande do Sul e além do estado. “Este reconhecimento valoriza décadas de trabalho comunitário, uma marca registrada do evento, que é organizado inteiramente por voluntários e tem como foco a preservação da cultura germânica e a promoção da solidariedade”, assinalou. Para ele, receber o reconhecimento em 2024 se torna ainda mais especial por se tratar do ano das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.  Além de ser contemplada neste ano, a Oktoberfest de Igrejinha já havia recebido o prêmio em 2016, na categoria “Destaque Comunitário”.

 

Ano a ano, a Amifest trabalha para continuar disseminando a preservação das tradições germânicas através da Oktoberfest de Igrejinha. “A festa é sempre focada na valorização da cultura e no engajamento da comunidade. Para isso, incorpora elementos autênticos da cultura germânica em sua programação, como danças folclóricas, músicas típicas (bandas alemãs e regionais), trajes típicos, desfiles culturais e gastronomia tradicional alemã. Espaços temáticos, como as Vilas Germânicas, recriam o ambiente e a história da colonização alemã no estado. Além disso, Wallauer lembra que a Amifest promove programas educacionais em escolas locais que incentivam jovens a se envolverem e compreenderem a importância da língua e das tradições germânicas. “Com esses esforços contínuos, a Amifest garante que a Oktoberfest de Igrejinha não seja apenas uma celebração cultural, mas também um ponto de encontro onde as tradições germânicas permanecem vivas, vibrantes e compartilhadas com novas gerações”, finalizou.

 

Sobre o prêmio: a iniciativa, promovida desde 1995, valoriza projetos, empresas e líderes empreendedores que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, divididos nas categorias: Mérito Político, Sucesso Empresarial – subdividida em micro e pequena empresa; média e grande empresa e líder empreendedor -, Destaque Comunitário, Expressão Cultural e Referência Educacional. Os 15 agraciados foram conhecidos em entrevista coletiva na sede da Federasul, sendo que o número total de indicações chegou a 166 em todas as categorias.

 

Sobre a 35ª Oktoberfest de Igrejinha: a festa aconteceu de 11 a 20 de outubro de 2024, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento foi promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e contou com patrocínio da Eisenbahn, Coca-Cola, Governo do Estado do Estado do Rio Grande do Sul, Calçados Beira Rio, Mili, Piccadilly, Usaflex, Calçados Pegada, Ambiente Verde, Benoit, SICOOB, Sicredi, Banrisul, Bebecê, Orquídea, Madeiras Status e Tintas Killing. Além disso, a Oktober de Igrejinha teve apoio da Prefeitura Municipal de Igrejinha, Bar Fácil, CTA Internet e Unimed Encosta da Serra. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.

 

Próxima edição: a 36ª edição da Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e acontecerá de 17 a 26 de outubro de 2025. No comando da edição estará o casal-presidente Falcon e Alana Jost e o casal vice-presidente Aline Hess e Tiago Rech.

Fotos: Divulgação / Cleiton Miguel