Notícias

Sustentabilidade: em cinco anos, Oktoberfest de Igrejinha recolhe mais de sete mil litros de óleo de cozinha

Sustentabilidade: em cinco anos, Oktoberfest de Igrejinha recolhe mais de sete mil litros de óleo de cozinha Sustentabilidade: em cinco anos, Oktoberfest de Igrejinha recolhe mais de sete mil litros de óleo de cozinha Sustentabilidade: em cinco anos, Oktoberfest de Igrejinha recolhe mais de sete mil litros de óleo de cozinha Sustentabilidade: em cinco anos, Oktoberfest de Igrejinha recolhe mais de sete mil litros de óleo de cozinha

Iniciativa ambiental foi mantida nas festividades do Oktober em Casa nos anos de 2020 e 2021.

 

Preocupação social é uma das marcas da Oktoberfest de Igrejinha, totalmente organizada por voluntários e que reverte seus lucros à comunidade regional. E, neste espírito, também se inclui a preocupação com o meio ambiente. Há cinco anos, a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST), por meio da Comissão de Meio Ambiente, realiza o recolhimento de óleo de cozinha gerado durante o evento, entre outras ações ambientais.

A ação de recolhimento foi realizada normalmente nos últimos dois anos em que a AMIFEST promoveu o Oktober em Casa, marcando as comemorações da Oktoberfest em meio às restrições provocadas pela pandemia. Somente neste ano de 2021 foram 110 litros recolhidos. Segundo Jaqueline Ramos, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente, este projeto existe há cinco anos, e resultou, desde então, no recolhimento aproximado de sete mil litros. "Levando em consideração que cada litro de óleo usado contamina 20 mil litros de água potável, temos um resultado enorme de preservação", reforça. Acrescenta, ainda, que este óleo, após a reciclagem, pode se transformar em outros produtos, como sabão, biodiesel, tintas.

Além do recolhimento do óleo, outras iniciativas ambientais são realizadas pela festa. Em destaque, os copos plásticos, que também são recolhidos. Estes materiais podem ser transformados até em componentes para calçados ou madeira plástica para fazer bancos e lixeiras. No Parque Almiro Grings, que sedia a Oktoberfest, há recipientes para lixo em formato de caneco de chopp que foram produzidas a partir dos copos plásticos recicláveis. Outros materiais, como tampas de garrafas e demais materiais PET, também são recolhidos e preservados, com destinação adequada.

Nestes últimos dois anos, com o Oktober em Casa, a preocupação ambiental foi mantida com o recolhimento do óleo de cozinha nas edições de 2020 e 2021. Para o próximo ano, com a retomada da Oktoberfest em seu formato tradicional, a Comissão de Meio Ambiente vai continuar no desenvolvimento destas iniciativas, reforçando o compromisso da AMIFEST com a pauta da sustentabilidade.


Texto: Vinicius Linden
Fotos: Juliano Arnold