A Oktober
Oktoberfest de Igrejinha
A maior festa comunitária do Brasil
A Oktoberfest é uma festa popular que tem origem em 1810, em Munique, na Alemanha. Espalhou-se pelo mundo e hoje é conhecida como um festival de comidas típicas, danças, folclore, cerveja e diversão.
Em Igrejinha, a festa acontece desde 1988, mas com uma energia diferente. Contando com uma programação diversificada, com atrações para todos os perfis e idades, a Oktoberfest de Igrejinha é uma manifestação de amor às tradições, sendo reconhecida como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
HISTÓRIA
A Oktoberfest de Igrejinha surgiu em 1988, como forma de homenagear aos antepassados e com o propósito de resgatar valores culturais dos imigrantes alemães que colonizaram a região e divulgando-os além de suas fronteiras. É a “Festa de Outubro” e, a cada ano, a cidade prepara-se e fica mais aconchegante, para receber os visitantes que buscam reviver as tradições germânicas. Hoje são milhares de turistas que vem à cidade conhecer a hospitalidade do povo igrejinhense e a alegria de uma festa tipicamente alemã. Hoje, na sua 34ª edição, é considerada um dos maiores eventos populares do Rio Grande do Sul, com repercussão nacional e internacional. Conquistou o seu espaço no cenário turístico-cultural, sendo reconhecida como “Patrimônio Cultural do Estado”.
Edições Anteriores
Uma Festa de Voluntários
Aqui todos fazem a festa,
Aqui todos ganham com a festa.
Um dos principais diferenciais da Oktoberfest de Igrejinha é o seu caráter solidário: Além de manter viva a cultura e as tradições germânicas, a comunidade toda se beneficia com a Oktoberfest de Igrejinha. Com o envolvimento e participação de cerca de 3 mil voluntários (10% da população do município), a AMIFEST – Associação de Amigos da Oktoberfest – estimula o fortalecimento do turismo, do comércio e da própria cidade.
O trabalho dos voluntários se dá desde a organização, ao longo de todo ano, até a participação nas mais diferentes atividades durante o evento. De forma absolutamente transparente, a AMIFEST distribui os recursos derivados dos seus eventos para as entidades locais e da região, contribuindo com mais saúde, mais educação e mais segurança.
Atrações
-
BAILES
Bailes com orquestras e grupos musicais são uma das atrações da Oktoberfest. As atividades ocorrem ao longo de todos os dias, iniciando pela manhã e se estendendo até o fim da noite. É animação garantida!
-
BANDAS TÍPICAS
As bandinhas típicas recepcionam os visitantes com seus acordes característicos. Uma tradição que se mantém viva através da Oktoberfest de Igrejinha.
-
GASTRONOMIA
A farta gastronomia alemã se apresenta na Oktoberfest. Dos tradicionais joelho de porco, chucrute e salsicha bock até pratos coloniais de cuca, linguiça e rabanete, há uma variedade sem fim de opções para quem visita o Parque. E, para quem busca opções de lanches rápidos as entidades locais oferecem um menu variado. E tem até spritzbier – a tradicional cerveja caseira sem álcool – comercializada no armazém da Vila Germânica.
-
BONECOS-SÍMBOLO
Os bonecos-símbolo da Oktoberfest de Igrejinha são Hans, Hannah e seus filhos, Frederico e Alice. São ícones da festa e participam das atividades alegrando os visitantes.
-
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Das antigas danças típicas às mais modernas coreografias, a Oktoberfest reúne grupos folclóricos que resgatam as tradições, numa grande integração com o público.
-
JOGOS GERMÂNICOS
Os jogos germânicos são uma forma divertida de retratar os esforços físicos dos colonizadores na época de sua chegada ao Brasil. Entre as modalidades em disputa estão a prova do machado, a serra de duas pontas, o carrinho de mão, a batalha viking e o cabo de guerra.
-
CHOPP EM METRO
Os concursos de chopp em metro são uma tradição da Oktoberfest. Vence o participante que tomar o conteúdo de uma tulipa de um metro (600ml) no menor tempo, sem derramar ou parar para respirar.
-
BESONDERERTAG
A Besonderertag, Dia Especial para Pessoas com Deficiência, tem entrada gratuita. Organizada pela APAE de Igrejinha, a Besonderertag acontece desde 2016 e recebe pessoas de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O dia conta com apresentações artísticas, culturais e folclóricas, bandinha típica e diversas atrações pensadas para divertir o público ao longo do dia.
-
KINDERTAG
A tradição passada de geração em geração. O Kindertag é o Dia da Criança na Oktoberfest e garante a continuidade e o amor pela festa. Neste dia – tradicionalmente na quarta-feira -, as atividades são especialmente preparadas para garantir a diversão dos pequenos. O Bubchen e a Mädchen, o casal de crianças que integra a corte oficial da Oktoberfest recepcionam os participantes num dia de intensa programação.
-
SENIORENTAG
A história e a cultura preservadas através da memória. A Oktoberfest de Igrejinha tem um dia especialmente dedicado à terceira idade, quando centenas de grupos de atividades ligadas a melhor idade, reúnem-se numa grande confraternização. Tradicionalmente realizada da quinta-feira, a recepção na Seniorentag é da Seniorin, a senhora que é símbolo dessa geração e que faz parte da corte da festa.
-
BIERWAGEN
O carro da cerveja, acompanhado da bandinha típica, percorre as ruas da cidade distribuindo chopp gratuitamente nos dias da festa. Mais do que chopp, ele distribui alegria e anuncia a diversão.
-
CARREATA DO CHOPP
Uma das atividades mais tradicionais é a carreata do chopp, que marca a chegada do líquido precioso aos encanamentos e chopeiras do parque da Oktoberfest. A carreata percorre as principais cidades da região, iniciando em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos até chegar em Igrejinha, anunciando a chegada dos dias mais alegres do ano.
-
DESFILE
As ruas da cidade são o cenário para o desfile oficial da Oktoberfest. É o momento de contar a trajetória da festa de forma criativa, encantando os visitantes com seus carros e alegorias e, claro, com a alegria e o encanto dos participantes. É quando a Oktoberfest veste o seu traje de gala.
-
ATIVIDADES ESPORTIVAS DE AVENTURA
Tradicionalmente, a Oktoberfest de Igrejinha também promove uma série de eventos esportivos ligados à sua programação oficial. Trilha de jipe, corrida de revezamento, prova de ciclismo, corrida de aventura, voo livre, canastra e bolão integram as atividades.
O PARQUE
O Parque de Eventos Almiro Grings está localizado no coração da cidade. É lá que é realizada a Oktoberfest e uma série de atividades culturais ao longo do ano. São 11 hectares e 15 mil m2 de área coberta, pátio completamente pavimentado e toda infraestrutura necessária à realização de grandes espetáculos, oferecendo qualidade, conforto e segurança aos visitantes.
-
VILA GERMÂNICA
Instalada dentro do Parque da Oktoberfest, a Vila Germânica reproduz uma autêntica comunidade alemã. A arquitetura em estilo enxaimel, a ambientação e a decoração dos espaços leva o visitante a viver a emoção de voltar no tempo e relembrar as tradições vividas pelos imigrantes. As casas, a igreja, o armazém, a ferraria… A vila reconstrói as lembranças numa reverência aos antepassados. Para os mais velhos é reviver e, para as novas gerações, é culto e respeito à memória de suas origens.
-
PAVILHÕES
São 4 pavilhões e 5 palcos para bailes e apresentações artísticas.
-
ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO
Uma grande área de alimentação com produtos coloniais, dois restaurantes típicos (Bier Platz e Bier Garten) e mais de 30 pontos de venda de lanches à disposição dos visitantes.
-
CHOPEIRAS
O público da Oktoberfest é servido por 150 chopeiras, distribuídas por todo o parque. A bebida, que sai direto dos caminhões, percorre uma tubulação especialmente construída para isso até chegar gelada aos canecões dos visitantes.
-
SAÚDE
Para conforto e bem estar dos visitantes a “Erste Hilfe” – casa de saúde da Oktoberfest está instalada dentro do Parque de Eventos Almiro Grings. É um pronto-socorro, com espaço climatizado e atendimento de uma completa equipe de profissionais, entre médicos e enfermeiros.
-
ESTACIONAMENTO
A Oktoberfest conta com ampla área de estacionamento dentro do parque. A entrada se dá pelo pórtico de acesso norte ao parque.
-
ÁREAS DE DESCANSO
Um deck, construído na Vila Germânica, margeia o Rio Paranhana em meio ao verde da mata nativa. Um espaço para descanso em meio à agitação da festa.
A Corte
- Princesa Daniela Coitinho Hachenher
- Rainha Roberta Klein
- Princesa Tainá dos Santos
- Seniorin Luiza Klein
- Bubchen e Mädchen Lasley Schwarz Michaelsen e Catarina Wolff