Notícias

35ª Oktoberfest de Igrejinha começa nesta sexta-feira (11)

35ª Oktoberfest de Igrejinha começa nesta sexta-feira (11) 35ª Oktoberfest de Igrejinha começa nesta sexta-feira (11) 35ª Oktoberfest de Igrejinha começa nesta sexta-feira (11)

Maior festa comunitária do Brasil é organizada e realizada por mais de 3 mil voluntários e tem resultado financeiro distribuído para entidades em prol da comunidade da região

 

Uma edição histórica da Oktoberfest de Igrejinha está prestes a começar. A partir desta sexta-feira (11), a 35ª edição da maior festa comunitária do Brasil ocupará o Parque de Eventos Almiro Grings, no coração de Igrejinha. Até o dia 20 de outubro, os visitantes encontrarão uma programação repleta de atividades de valorização da cultura germânica, com atrações para toda a família e shows para os diferentes gostos musicais. Nesta edição, estão confirmados nomes nacionais como: Ana Castela, Jorge & Mateus, Thiaguinho, Hugo & Guilherme, Papas da Língua e Tenente Cascavel. O chopp oficial da festa será Eisenbahn e as bebidas não alcoólicas serão da Coca-Cola.

 

A Oktober de Igrejinha se diferencia por ser organizada e realizada por mais de 3 mil voluntários e ter o seu resultado financeiro distribuído para entidades da região a cada edição. Marcando os 60 anos de Igrejinha e o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a 35ª edição festa também surge como um símbolo de superação e reconstrução, já que a cidade teve mais de 80% do seu território tomado pela enchente que assolou o estado gaúcho em maio deste ano. Diante dos desafios, a Oktober chegou a ser uma dúvida, mas justamente por contribuir com a cidade e comunidade, a organização decidiu mantê-la.

 

Em um espaço de 15 mil m² de área coberta e pátio pavimentado com infraestrutura completa, a festa oferecerá 73 atrações, totalizando 124 apresentações nos seis palcos, que reunirão diferentes estilos musicais ao redor do parque. Entre as bandas de baile confirmadas neste ano estão nomes como: Brilha Som, Os Atuais, Rainha Musical, San Marino, Porto do Som, Flor da Serra e Banda 10. Além disso, o público poderá conferir diversas bandas tradicionais, incluindo: Orquestra Continental, Super Banda Choppão, Super Banda Real, Super Banda Hopus, Banda Madame Frau, Banda Aquarela, Imigrante e Musical União. A Oktober ainda terá na programação a presença de bandinhas típicas e músicas de estilos variados e alternativos.

 

Faltando poucas horas para o início da Oktoberfest de Igrejinha, o presidente da 35ª edição, Egon Wallauer, destaca que a festa deste ano será uma celebração especial em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, preservando a história dos antepassados. “Os dias mais especiais de outubro estão chegando e convidamos todos vocês a se juntarem a nós para fazer desta edição um evento inesquecível”, convoca o presidente, relembrando que na enchente de maio a região foi duramente atingida. “Celebraremos a festa para que as pessoas aproveitem a oportunidade para se reconectar e fortalecer os laços comunitários após um evento desafiador. A festa pode servir como um momento de esperança e otimismo, mostrando que, juntos, a cidade e região podem superar qualquer adversidade”, complementa

 

Com a expectativa de reunir mais de 200 mil visitantes, a Oktober de Igrejinha já está com ingressos vendidos para brasileiros das cinco regiões do Brasil. “Até o momento, já registramos compras de 18 estados brasileiros”, revela, Wallauer. Em relação ao consumo de chopp, o presidente explica que a edição deve se aproximar dos maiores consumos dos últimos anos. “Lembrando que o recorde atual é de 276 mil litros na edição de 2022”, destaca.

 

Além de shows dos mais variados estilos musicais, a festa oferecerá gastronomia típica, chopes especiais, jogos germânicos, desfile oficial, encontro de danças, atividades culturais itinerantes, desfile do Bierwagen, parque de diversões, artesanato, souvenirs da festa e muito mais. O público ainda poderá prestigiar espaços especiais do parque, como: Bierplatz; Biergarten; Oktober Restaurant; Exposição Eternas Soberanas; Oktober Pub; e a Vila Germânica, local que remete às tradições dos imigrantes alemães com casas enxaimel.

 

Mais do que uma festa: uma ferramenta de transformação da comunidade

A Oktoberfest de Igrejinha é reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil justamente por ser realizada por mais de 3 mil voluntários da comunidade, o equivalente a 10% da população local, o que fez Igrejinha receber o título de Capital Estadual do Voluntariado. Além disso, a cada edição, o resultado financeiro da festa é revertido para melhorias na Saúde, Educação, Segurança e Cultura de Igrejinha e cidades vizinhas. Ao longo dos anos, já foram repassados mais de R$ 28 milhões para centenas de entidades e causas. Se trata de uma verdadeira festa feita pela comunidade e para a comunidade.

 

Assim, neste ano, mais do que nunca, a Oktoberfest se apresenta como uma ferramenta essencial de transformação para a região diante dos desafios enfrentados pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. “Esta será a festa da superação porque tivemos que superar os desafios em nosso próprio parque e cidade. Nos reorganizamos para que as pessoas também tivessem coragem de enfrentar as adversidades. Juntamos as forças do poder público, da iniciativa privada e da comunidade para conseguir êxito na recuperação. Quando essas três forças se unem, não há adversidade que não possa ser superada”, destaca Wallauer, lembrando que as correntezas dentro do Parque da Oktoberfest ultrapassaram dois metros de altura, ocasionado um prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão.

 

O presidente explica que, ao longo da trajetória, a Oktoberfest de Igrejinha lapidou o seu caráter comunitário e filantrópico. “De uma forma ou de outra, vamos contribuindo para as entidades, não só no aspecto financeiro. Neste ano, quando nossa região foi atingida duramente pelas enchentes, não foi diferente. Mais uma vez nos preocupamos em estar ao lado das entidades, auxiliando-as para a retomada da normalidade, mantendo a Oktober de 2024 e propiciando a exploração comercial de lanches no parque”, aponta Wallauer, lembrando que as entidades não precisam pagar nenhum valor de aluguel para usufruir dos espaços de alimentação do parque, podendo reverter inteiramente o lucro obtido para melhorias dos serviços ofertados à comunidade.

 

Super Sábados terão shows especiais e volta do Agita Oktober à Esplanada

Se tradicionalmente a festa já traz atrações de renome nacional às sextas-feiras e aos domingos, uma das grandes novidades da edição deste ano é a realização de grandes shows nos dois Super Sábados da programação. “Havia uma lacuna a ser preenchida para atrações de pop rock e o sábado se encaixou já que o público deste dia atende perfeitamente este perfil. Nossa expectativa é atender a diversidade musical, buscando sempre inovar e criar novas experiências aos nossos visitantes”, detalha Wallauer.

 

No dia 12 de outubro, a banda Tenente Cascavel sobe ao palco da Oktober para animar o público. O grupo foi formado em 2007 por ex-integrantes de duas bandas - Os Cascavelletes e TNT, que marcaram o rock gaúcho das décadas de 1980 e 1990. Já no segundo Super Sábado, dia 19 de outubro, será a vez do show da banda Papas da Língua, grupo brasileiro de pop rock com três décadas de história.

 

Outra novidade dos Super Sábados é o retorno da realização do Agita Oktober no espaço Esplanada do parque. “O público da balada também merece um espaço em nossa festa. Devido a parceria da Oktoberfest de Igrejinha com JBL by Harman, será montada uma estrutura adaptada para a esplanada onde os DJs poderão agitar com muita liberdade este espaço à céu aberto. Mais uma novidade e inovação da 35ª Edição da Oktoberfest”, comenta o presidente.

 

Wallauer relata que os ingressos vendidos de forma antecipada para os Super Sábados já demonstram um significativo aumento em relação a anos anteriores. “Esta decisão de diversificar as atrações para outros estilos acaba atraindo outros públicos que talvez não iriam para a festa”, avalia.

 

Edição apresenta melhorias no parque e novidades na programação

Para a 35ª edição da festa, a Amifest preparou algumas novidades. Em relação à estrutura do parque, as novas linhas de banheiros fixos para os visitantes - de acesso normal, para cadeirantes e o banheiro família – estão entre as mudanças previstas. “No total serão mais de 50 cabines novas disponibilizadas pelo parque”, antecipa Wallauer. A Amifest ainda realizou a reestilização do pavilhão do Kerb, os decks do Biergarten e os decks do Pub na Vila Germânica.

 

Além das novidades na infraestrutura do parque, a edição terá um novo espaço especial: o Oktober Restaurant. Um restaurante no coração do parque, com capacidade para 140 pessoas, que oferecerá buffet de comida caseira, com massas, carnes e saladas no almoço e pratos rápidos nos demais horários. “Além dos chopes de estilos, será disponibilizado vinhos e espumantes em uma parceria com a Vinícola Miolo”, acrescenta o presidente.

 

Uma das novas atrações desta edição será a 1ª OktoberTchê, um baile com tradições gauchescas dentro do Ginásio do parque. “Será uma forma de homenagear quem acolheu os alemães quando chegaram ao Rio Grande do Sul há 200 anos. Uma verdadeira integração da cultura gaúcha com a cultura alemã”, explica Wallauer. A 35ª Oktober ainda oferecerá uma Sala Multissensorial, espaço que atenderá pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que possuam uma melhor experiência junto à festa. “Queremos proporcionar um ambiente mais inclusivo, acolhedor e acessível aos visitantes”, complementa.

 

35ª OKTOBERFEST DE IGREJINHA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Primeiro final de semana tem Jorge & Mateus, Hugo & Guilherme e Tenente Cascavel

A programação oficial da festa inicia no dia 10 de outubro, quinta-feira, com a Carreata do Chopp. A tradicional atração sairá de Campo Bom por volta do meio-dia e percorrerá as cidades da região até Igrejinha, onde chegará por volta das 20 horas, na Rua Coberta do Centro da cidade.

 

O primeiro dia de festa, 11 de outubro, sexta-feira, iniciará com a Alvorada Festiva às 6 horas. O Parque da Oktoberfest abrirá às 19 horas e às 19h30 acontecerá a Solenidade de Abertura da 35ª edição. Das 22 às 23 horas, a festa oferecerá um momento de Chopp em Dobro EISENBAHN PILSEN em todo parque. A dupla sertaneja Jorge & Mateus subirá ao palco principal à meia-noite. A programação cultural itinerante da noite ficará por conta dos Jogos Germânicos, apresentações de Polonaise e competição de Chopp em Metro. Além disso, nos diferentes espaços do parque acontecerão apresentações musicais de diversos estilos. As bandinhas típicas itinerantes serão Macega Show (19h) e Amigos do Caneco (19h30). Enquanto isso, no Pavilhão 2 estarão The Willers (20h), Rogério Magrão & Banda (22h) e Flor da Serra (1h30). Já na Lona terá a Banda 10 (22h30) e no Pavilhão do Kerb o público poderá conferir a Banda Exemplo (19h) e Super Banda Real (23h30). O espaço do Pub reunirá July Bueno (20h30), Leandro Almeida (22h) e Banda Feeling (23h30). Na madrugada, no Ginásio, o público se divertirá com música eletrônica na E-Oktober ao som de Turion (1h), Wingardium (2h), Capslock (3h) e Conection Max (4h).

 

A programação do primeiro Super Sábado da Oktober, dia 12 de outubro, iniciará ao meio-dia, com entrada franca até 16 horas. A partir das 14 horas, acontecerá o Desfile Oficial da Oktoberfest, com saída da Av. Presidente Castelo Branco em direção ao parque. Em caso de chuva, a atração será transferida para o dia 19 de outubro no mesmo horário. Já a partir das 15h30 terá bandinha típica com Jogos Germânicos na Lona e, após as 16 horas, iniciará o Agita Oktober com DJ Menegasso (16h) e DJ Karine Larre (18h), na Esplanada, ao lado do Pavilhão 2. Às 20 horas, a banda Tenente Cascavel subirá ao palco no Pavilhão 2. Das 21 às 22 horas, ocorrerá um momento de Chopp em Dobro EISENBAHN PILSEN, em todo o parque. Outra atividade que acontecerá neste dia será o Aquece Oktober, festa open bar de chopp pilsen em ambiente exclusivo, com ingresso adquirido à parte e programação especial. As atrações musicais do dia incluem as bandinhas típicas itinerantes Macega Show (12h), Amigos do Caneco (12h), Verno & Cia (16h30) e Típica União (16h30). Já no Pavilhão 2 terá: Musical Quantum (12h), Banda 10 (22h) e Porto do Som (1h). Na Lona, o público poderá conferir os shows de: Real Madrid (13h30), Super Banda Santa Cruz (18h) e Banda Exemplo (23h30). O Pavilhão do Kerb, por sua vez, reunirá: Imigrante (12h), Super Banda Real (17h30) e Musical União (22h30). No Pub, Patrick Ávila (16h), Cristian Dutra (17h30), Grupo Só Uma Dica (19h), Felipe e Maxwell (20h30), Naye (22h) e Django y Los Basterds (23h30) animarão os visitantes. A programação cultural do dia terá Jogos Germânicos, apresentações de Polonaise e competição de Chopp em Metro.

 

O dia 13 de outubro será o primeiro domingo de festa e o parque abrirá às 10 horas, com entrada franca até 11 horas. Repleto de atividades culturais, o dia terá Jogos Germânicos Escolares a partir das 10 horas. Já a partir das 14 horas, acontecerão apresentações Artísticas, Culturais e Folclóricas, Jogos Germânicos e competição de Chopp em Metro. Das 15 às 16 horas, o público poderá aproveitar um momento de Chopp em Dobro EISENBAHN PILSEN, em todo o parque. Enquanto isso, das 15 às 20 horas, estreará a atração Oktober Tchê, no Ginásio, apresentando danças tradicionais gaúchas com participação especial do CTG Tiarayú e um baile com o Grupo Batendo na Marca. Às 20 horas, o show da dupla Hugo & Guilherme animará o público no palco principal. A programação musical do dia também terá bandinhas típicas itinerantes, com: Macega Show (10h), Romance Musical (10h30), Real Madrid (12h) e Canecão do Vale (15h). Já no Pavilhão 2 o público poderá aproveitar os shows de Musical Quantum (10h30), Super Banda Choppão (14h30) e Brilha Som (19h). No Pavilhão do Kerb as atrações incluirão: Imigrante (11h), Banda Periquito (15h30) e Super Banda Real (20h). Já no Pub, os shows ficarão por conta de Júnior Giehl (16h), Casal das Domingueiras (17h30), Giácomo Velasques (19h), Denner Machado (20h30) e Grupo Instinto Natural (22h). Na Lona, a Super Banda Santa Cruz (19h) animará o público.

 

Besonderertag, Kindertag e Seniorentag atendem a todos os públicos durante a semana

A programação da festa continuará durante a semana. No dia 15 de outubro, terça-feira, acontecerá o Besonderertag, dia especial da Oktober para APAE's (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e pessoas com deficiência. A entrada será franca durante toda a programação, que iniciará às 9h30. A partir das 10 horas acontecerão apresentações artísticas, culturais e folclóricas e o público poderá curtir brinquedos infláveis e o parque de diversões. O dia ainda terá RoboXX Entretenimentos, Paranóia Produções e Companhia Re Tri Circo. A bandinha típica que animará a terça-feira será a Macega Show (9h30). No Pavilhão 2 o público poderá se divertir com: DJ Muka (9h30), Wesley & Wellinton (11h), Giácomo Velasquez & Banda (13h) e Banda 10 (14h). Às 19 horas acontecerá uma Celebração Ecumênica da IELB, Comunidade Católica e IECLB, na Lona.

 

O dia da festa dedicado às crianças será em 16 de outubro, quarta-feira, quando acontecerá o Kindertag, a Oktoberfest Infantil. O parque abrirá às 8 horas, com entrada franca durante todo o dia. Durante a programação acontecerão apresentações artísticas, culturais e folclóricas para crianças, que também poderão aproveitar brinquedos infláveis e o parque de diversões. Às 17h30 abrirá o Bierplatz e às 19h30 acontecerá uma celebração do Bicentenário da Imigração Alemã, com participação especial da banda Hunsrücker Blasmusik da Alemanha, no Pavilhão do Kerb. Na programação musical do dia terá DJ Muka (8h) no Pavilhão 2 e as bandinhas típicas itinerantes serão Macega Show (8h30 e 13h30) e Real Madrid (18h30). O dia ainda terá RoboXX Entretenimentos, Paranóia Produções e Companhia Re Tri Circo.

 

O Seniorentag, a tradicional Oktoberfest da terceira idade, acontecerá no dia 17 de outubro, quinta-feira, com entrada franca durante todo o dia mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e/ou produto de limpeza, destinado ao Hospital Bom Pastor de Igrejinha. O parque abrirá às 9 horas e às 9h30 será a Caminhada Festiva, um desfile da terceira idade com saída da Rua Coberta do Centro em direção ao Parque da Oktoberfest. Ao meio-dia acontecerá o desfile interno de Reis e Rainhas da terceira idade. O parque de diversões ficará aberto durante todo o dia, que ainda terá atrações como RoboXX Entretenimentos, Paranóia Produções e Companhia Re Tri Circo na programação. Às 14h30 o público poderá prestigiar um baile com Os Atuais no Pavilhão 2 e às 15 horas terá uma participação especial da banda Hunsrücker Blasmusik da Alemanha.

 

Além disso, a programação contará com apresentações artísticas, culturais e folclóricas, encontro de grupos de danças da terceira idade, Polonaise, bailes típicos, exposição de orquídeas e produtos coloniais, artesanato e souvenirs. Às 19h30 a atração especial será o show do Badin, o colono, no Ginásio. Na programação musical estarão atrações como: as bandinhas típicas itinerantes Macega Show (9h30), Tannenwald (10h30), Verno & Cia (12h30) e Alles Bier (14h30). No Pavilhão 2 terá Musical União (10h), Os Atuais (14h30) e Cristian Dutra (18h), enquanto no Pavilhão do Kerb a animação ficará por conta de Canecão do Vale (10h), Banda Hunsrücker Blasmusik (Alemanha) (15h), Super Banda Hopus (17h30) e Banda 80 Bits (22h). Na Lona, a Super Banda Monte Carlo (15h) subirá ao palco.

 

Shows de Thiaguinho, Ana Castela e Papas da Língua agitam o último final de semana de festa

O segundo final de semana de Oktober iniciará no dia 18 de outubro, sexta-feira, com abertura do parque às 19 horas. A partir das 20 horas acontecerá a 3ª edição do Espetáculo Oktober Dança no Ginásio, além do Festival de músicos e bandas marciais na Lona. Das 22 às 23 horas terá um momento de Chopp em Dobro EISENBAHN PILSEN, em todo o parque. Já o ponto alto da noite será o show de Thiaguinho, que iniciará às 23 horas no palco principal. A programação cultural itinerante da noite incluirá Jogos Germânicos, apresentações de Polonaise e competição de Chopp em Metro. Já a agenda musical contará com as bandinhas típicas itinerantes Real Madrid (19h) e Macega Show (19h30). O Pavilhão 2, por sua vez, apresentará The Silva Brothers (20h), Madame Frau (21h30) e San Marino (1h). No Pavilhão do Kerb os visitantes encontrarão Musical União (19h) e Super Banda Hopus (23h30). Enquanto isso, o Pub apresentará Jotabê Morais (19h), Grupo SNP (20h30), Jana Eberthe e Ale Marks (22h) e Patos de Barba (23h30); e a Lona terá Super Musical Monte Carlo (22h30). No Ginásio, durante a madrugada de E-Oktober, o público poderá conferir música eletrônica com: Hayat (1h), Asthar vs Trojan (2h), Sultanos (3h) e Jaimix (4h).

 

O dia 19 de outubro, segundo Super Sábado da Oktober de Igrejinha, será repleto de atrações para toda a família. O início das festividades será ao meio-dia, com entrada franca até as 16 horas. A partir das 13 horas acontecerá o Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Infantis e Juvenis, o Igrejinha im Tanz 2024. Já a partir das 15h30 o público poderá apreciar bandinha típica com Jogos Germânicos. Após as 16 horas será a vez do Agita Oktober envolver os visitantes, com DJ Herbert Ritzel (16h) e DJ Ana Muhlen (18h), na Esplanada, ao lado do Pavilhão 2. Às 16h30 acontecerá um momento especial e muito aguardado pela comunidade, com apresentação do presidente e vice-presidente da 36ª Oktoberfest de Igrejinha na Lona. Das 21 às 22 horas o público poderá aproveitar um momento de Chopp em Dobro EISENBAHN PILSEN, em todo o parque. Às 23 horas será a vez do show nacional da banda Papas da Língua subir ao palco no Pavilhão 2. Na agenda cultural do dia acontecerão atividades como: Jogos Germânicos, Polonaise e Chopp em Metro. Com muita diversidade, a programação musical terá as bandinhas típicas itinerantes Macega Show (12h), Amigos do Caneco (12h), Verno & Cia (16h30) e Banda União (16h30). No Pavilhão 2 se apresentarão: Super Banda Tricolor (12h), Madame Frau (20h), Ruan Victor (22h20) e Brilha Som (0h30). Já na Lona, o público poderá conferir: Real Madrid (13h30), The Willers (19h) e Banda Aquarela (23h30). O Pavilhão do Kerb, por sua vez, reunirá: Imigrante (12h), Super Banda Hopus (17h30) e Banda Exemplo (22h30). Enquanto isso, no Pub, Naye (16h), Grupo Só Uma Dica (17h30), Leandro Almeida (19h), Júnior Giehl (20h30), Javi Garcia (22h) e Felipe e Maxwell (23h30) animarão o público.

 

O último dia da Oktoberfest de Igrejinha será 20 de outubro, domingo, quando as festividades iniciarão às 10 horas. A partir do meio-dia os visitantes acompanharão um show cultural germânico com a Associação Cultural Kirchleinburg e convidados na Lona. Das 15 às 16 horas acontecerá um momento de Chopp em Dobro EISENBAHN PILSEN, em todo parque. Às 20 horas, Ana Castela subirá ao palco principal para animar o público. As atrações musicais do dia ainda incluirão as bandinhas típicas itinerantes Real Madrid (10h), Alles Bier (10h30), Macega Show (12h) e Amigos do Caneco (15h). No Pavilhão 2 se apresentarão: Super Banda Tricolor (11h30), Orquestra Continental (16h) e Rainha Musical (22h). Já na Lona, Banda Aquarela (16h) e Banda Periquito (20h30) serão responsáveis pelos shows. O Pavilhão do Kerb anunciará os grupos Imigrante (11h), Musical União (15h30) e Super Banda Hopus (20h), enquanto o Pub contará com: Casal das Domingueiras (16h), July Bueno (17h30), Django y Los Basterds (19h), Giácomo Velasques (20h), MooGee (21h) e Mazah (22h). Entre as atividades culturais do dia, o público poderá prestigiar Jogos Germânicos, Polonaise e Chopp em Metro.


Fotos: Cleiton Migue