Primeiro domingo da Oktoberfest de Igrejinha reúne famílias e amigos para prestigiar música e atrações culturais
Show da dupla Maiara e Maraísa animou o público da maior festa comunitária do país
Um domingo que reuniu famílias, amigos e casais: este foi o clima de ontem (16) na 33ª Oktoberfest de Igrejinha. Com entrada franca até o meio-dia, os visitantes puderam vivenciar a cultura germânica através da realização de atividades do programa “Igrejinha Vivendo a Cultura 2022”. Ao longo de todo o dia, diversas atrações musicais de diferentes estilos animaram o Parque de Eventos Almiro Grings, onde o evento segue até o dia 23 de outubro. Entre os destaques musicais estava a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, que apresentou um dos shows mais aguardados pelo público.
Na parte da manhã, a 2ª edição dos Jogos Germânicos Escolares reuniu as seguintes modalidades: Serra de duas Pontas, Carrinho de Mão, Knips, Cabo de Guerra e Schnorrer. Para Josiane dos Santos Sperb, que ajuda na coordenação dos Jogos Germânicos, é gratificante trabalhar com o resgate da tradição alemã. “Queremos levar para as crianças e adolescentes de 12 a 14 anos como era o trabalho dos nossos antepassados, mas de uma forma divertida através dos jogos”, explicou. “Hoje vimos famílias participando de forma unida e isto é incrível para nós que já trabalhamos como voluntários da festa na área de jogos há 15 anos”, relatou.
Entre os participantes desta edição estava Manuela Crippa da Rosa, de 14 anos, do 9º ano da EMEF Lajeadinho, de Igrejinha, que participou da competição pela primeira vez. “Foi bem legal a experiência. Infelizmente no knips, que era o jogo que eu estava participando, não fomos muito bem porque a mesa e as peças eram bem diferentes das que a gente costuma usar, mas mesmo assim, com os pontos dos outros jogos, nossa escola ficou em segundo lugar”, comemorou a jovem. Manuela ainda relatou que ela e os colegas costumam praticar esses jogos na escola algumas vezes. “Mas é diferente jogar contra outras pessoas de escolas diferentes. Espero poder participar outras vezes”, complementou.
As atividades de resgate cultural da Oktober de Igrejinha também invadiram a tarde deste domingo, com Apresentações Artísticas, Culturais e Folclóricas. O primeiro grupo a se apresentar foi a Associação Cultural Kirchleinburg. “Estamos extremamente felizes em abrir este dia cultural aqui na Oktoberfest. Após dois anos de pandemia, trazer as crianças para se apresentarem neste espaço, com um grande público e mostrar um pouco da nossa tradição é muito gratificante”, relatou Liseti Muller, coordenadora da associação.
Maiara e Maraísa agitam o público no primeiro domingo
Uma das atrações mais esperadas desta edição da festa lotou o pavilhão 2 do Parque de Eventos Almiro Grings na noite deste domingo. Maiara e Maraísa, que lançaram seu primeiro álbum em 2015, são um fenômeno da música brasileira na atualidade e estão sempre presentes na lista de músicas mais tocadas do país.
A dupla emocionou o público ao som dos grandes sucessos como: “Medo Bobo”, “Sorte Que Cê Beija Bem”, “10%” e também alguns sucessos delas com a cantora Marília Mendonça como “Quero Você do Jeito Que Quiser” e “Todo mundo menos você”. Além desses hits, a dupla cantou seus sucessos mais recentes como “Perfeito Para Ficar Sozinho”, parceria com o cantor Murilo Huff e “Nem Namorado e Nem Ficante”, música da dupla com participação de Israel e Rodolffo.
Enquanto o palco principal ficou por conta da dupla, as bandinhas típicas itinerantes agitaram o domingo: banda Típica Macega Show, Banda Típica Macht Musik, Banda Típica Tannenwald e Banda Típica Imigrante.