SOCIALIZAÇÃO: projeto nacional de Educação Escoteira é realizado em Igrejinha
Projeto dos Escoteiros do Brasil mobiliza mais de mil estabelecimentos de educação para um dia inteiro de diversão, aprendizado e contato com o Escotismo
Alunos de mais de mil estabelecimentos de ensino de todo o país tiveram a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo. Trata-se do EducAÇÃO ESCOTEIRA, projeto dos Escoteiros do Brasil, que prevê inúmeras atividades integradas entre alunos e escoteiros em uma grande ação de impacto social. Em Igrejinha, o EducAÇÃO ESCOTEIRA envolveu os alunos da Escola Municipal João Darcy, dia 18 de maio, das 9h às 11h, integrando, também, o projeto de socialização da Oktoberfest, que incentiva ações sociais pela região.
O Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida, atraente e variada. O formato pensado para o EducAÇÃO ESCOTEIRA prevê um conjunto de atividades que vão ao encontro dos conhecimentos propostos pela Base Nacional Comum Curricular, com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.
Como uma força vibrante e relevante em cada comunidade onde está presente, o Movimento Escoteiro poderá ser instrumento de construção do futuro almejado. As ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas no processo educativo escoteiro, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e participante ativo em sua comunidade, beneficiando a sociedade e ajudando a formar uma consciência coletiva comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Segundo Eduardo Manique, presidente do Grupo Escoteiro Igrejinha, o EducAÇÃO ESCOTEIRA possibilita que mais crianças, adolescentes e jovens tenham contato com a prática escoteira e conheçam suas premissas. O escotismo se baseia em valores como fraternidade, companheirismo, aventura e contato com a natureza. Além disso, os escoteiros têm a oportunidade de interagir com outros jovens que ainda não conhecem o movimento escoteiro, trocando e compartilhando experiências".
Presente em 121 municípios gaúchos, com 226 Grupos Escoteiros, cerca de 70% do efetivo está no interior do estado e a expectativa de crescimento é grande. Atualmente no Rio Grande do Sul são 14 mil associados, sendo mais de dez mil jovens e quase quatro mil adultos voluntários. Para fazer parte dos Escoteiros do Brasil os interessados devem procurar o Grupo mais perto de sua casa acessando www.sejaescoteiro.org.br.
Fotos: Divulgação
_____________________________________
AÇÃO INTEGRANTE DO PROJETO DE SOCIALIZAÇÃO DA OKTOBERFEST DE IGREJINHA
Saiba como participar acessando a página especial!