Amifest realiza Mostra de Trabalhos Escolares para valorizar Imigração Alemã no Brasil nesta sexta-feira (8)
Cerca de 300 alunos de Igrejinha apresentarão 11 projetos à comunidade
Nesta sexta-feira (8), a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) promoverá a Mostra de Trabalhos Escolares com a temática “A Imigração Alemã no Brasil”, no Ginásio Municipal de Esportes, localizado no Parque de Eventos Almiro Grings. A programação será aberta à comunidade, que, das 14 às 17 horas e das 17h30min às 19 horas poderá conferir as apresentações dos trabalhos, e, às 19 horas, a cerimônia de premiação.
A iniciativa busca envolver alunos e professores do Ensino Fundamental das Escolas de Igrejinha, contemplado a rede municipal, estadual e particular, para promover aprendizagem a toda a comunidade sobre a Imigração Alemã no Brasil, através da apresentação de trabalhos escolares produzidos em 2024. “A proposta é possibilitar aos alunos e professores a integração com estudantes e colegas de outras instituições de ensino para ampliar suas relações e proporcionar o contato com outros trabalhos e conhecimentos sobre a imigração, oportunizando a produção e a socialização do conhecimento”, contextualiza Liége Brusius, diretora da Comissão de Cultura da Amifest.
A ação é a contrapartida da Lei Rouanet, sendo que a Amifest forneceu apoio técnico-pedagógico para a Mostra que acontecerá na sexta-feira. “Tivemos 11 projetos inscritos, envolvendo nove escolas, 19 professores e 300 alunos”, relata Liége. A diretora ainda detalha que entre as escolas participantes estão: as Escolas Municipais Dom Pedro II, Prefeito João Darci Rheinheimer, Hilário Nestor Backes, Machado de Assis, Lajeadinho e Osvaldo Cruz; as Escolas Estaduais Promorar e Berthalina Kirsch; e o Colégio Luterano Redentor.
Os projetos foram inscritos em três categorias, contemplando alunos de diferentes anos escolares, e serão avaliados por uma comissão de 15 convidados, a partir dos seguintes critérios: metodologia, documentação, registros da realização do trabalho; apresentação visual e sustentação oral, relevância histórica e social do trabalho. O melhor projeto por categoria receberá como premiação um valor em dinheiro de R$ 1.000,00.