Encontro com coordenadores da festa marca o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural
Atividade neste sábado, 17 de agosto, visa antecipar novidades e fortalecer aspectos históricos e culturais da tradicional festa germânica.
No sábado, 17 de agosto, é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural e, para marcar a data, a diretoria da Oktoberfest de Igrejinha, através da Comissão de Germanização, promove o encontro “Vivenciando o Patrimônio Cultural da Oktoberfest de Igrejinha”. A atividade é direcionada a coordenadores e líderes de equipes. O evento acontece no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch e na Vila Germânica, a partir das 9 horas.
O objetivo do encontro é informar coordenadores sobre as novidades, e estes possam fomentar a festa e a cultura germânica em todas as equipes, explica a diretora Artístico-Cultural, Liége Lana Brusius. “Vamos passar por vários aspectos culturais da festa: decoração, trajes típicos, sinalização do Parque - com preservação e valorização da língua alemã -, o associativismo que uniu os imigrantes no início da colonização da nossa região e que se mantém como fundamento da nossa festa, as novidades deste ano, jogos germânicos e chope em metro, gastronomia típica e a importância da Vila Germânica”, comenta a diretora, que responde pela Comissão de Germanização.
Comissão de Germanização
Criada em 2019, a comissão tem como objetivo instrumentalizar todas as demais comissões da Oktoberfest de Igrejinha com a valorização de aspectos e da cultura alemã, auxiliando desde pequenos detalhes até grandes transformações. Um dos exemplos é o Biergarten, que está em fase de construção no Parque. A comissão é composta pela historiadora Dalva Rheinheimer, a museóloga Daniela Schmitt e a professora de alemão Andresa Schwarz.
Vivenciando o Patrimônio Cultural da Oktoberfest de Igrejinha
Data: 17 de agosto de 2019
Horário: 9 horas
Local: Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch e na Vila Germânica
Assuntos:
• Porque a Oktoberfest de Igrejinha dá certo - Dalva Rheinheimer
• A decoração da festa e a preservação da língua alemã - Aline Hess e Andresa Schwarz
• As novidades estruturais do parque e da festa deste ano - Ezequiel Stein e Amauri Heidrich
• A preservação do patrimônio da Oktoberfest - Daniela Schmitt
• Os jogos germânicos e o chopp em metro - Equipes de Cultura e de Chopp em Metro
• Confraternização com coquetel típico no Armazém da Vila Germânica - Egon Wallauer, Pedro Kirsch e Márcia