Bubchen e Mädchen completam a corte da 34ª Oktoberfest de Igrejinha neste sábado (1º)
Crianças serão
escolhidas para representar a maior festa comunitária do Brasil
Preservar e repassar as tradições da cultura germânica e o amor pelo voluntariado estão entre os principais objetivos da Oktoberfest de Igrejinha. Pensando nisso, a escolha de uma corte infantil busca incentivar a participação das crianças na maior festa comunitária do Brasil. Neste sábado, 1º de julho, serão conhecidos o Bubchen e a Mädchen da 34ª edição, completando a corte deste ano. O concurso acontecerá a partir das 15 horas, no Parque de Eventos Almiro Grings, junto à programação da 21ª Feira do Livro, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.
Neste ano, 18 crianças moradoras de Igrejinha concorrem a Bubchen e Mädchen da Oktoberfest, com idades entre 8 e 10 anos, sendo 12 candidatas a Mädchen e 6 candidatos a Bubchen. As candidatas são: Ana Clara dos Santos Gross, Ana Joaquina Tavares Yung, Brenda Gabriely Pacheco Chaves, Carolina Balczarek Souza, Isabella Gressler, Manuela Kirsch Spelocin Correa, Nicole Herrmann, Rafaela Borges Magalhães, Raíssa Farias da Silva Vanoni, Sofia Alves Scherer, Yasmin Inocêncio Campos, e Verônica Nunes da Silva. Já os candidatos são: Davi Luiz da Silva Huff, Eduardo Siqueira Vingert, João Victor Abel dos Santos, Lorenzo dos Santos, Maiky Berwanger da Silva e Nícolas Philippsen.
No concurso, os jurados terão a missão de escolher um menino e uma menina para a nova corte infantil, que substituirá a Mädchen Liviah Sofia Roth e o Bubchen Pedro Henrique Fontana, representantes da edição de 2022. Os critérios a serem julgados serão: desembaraço, simpatia, capacidade de comunicação e entusiasmo na participação das atividades. Neste ano, as atividades de avaliação do concurso acontecerão em duas etapas. Na primeira delas, na sexta-feira, dia 30 de junho, ocorrerá um coquetel de integração e entrevistas individuais. Já na segunda etapa, que será aberta ao público e acontecerá no sábado, dia 1º de julho, as crianças apresentarão um espetáculo de dança e declamações que encantarão o público.
O Bubchen e a Mädchen completarão a corte da Oktoberfest de Igrejinha, já composta pela Rainha Kádina Correia de Lima Linden, as Princesas Sofia Camargo Bischoff e Jenifer Isamara Müller e a Seniorin Maria Beatriz Figueredo. Todos os candidatos participantes receberão vale-ingressos do Parque de Diversões para serem utilizados durante a 34ª Oktober, além de porta-retratos com a foto oficial do concurso. Já os eleitos, ganharão ainda uma bicicleta patrocinada pela empresa Beira Rio e um traje típico alemão.
Candidatos
participaram de atividades preparatórias
Ao longo das últimas semanas, os candidatos participaram de workshops com diversas atividades preparatórias, incluindo ensaios de dança, desfile, oratória, uso do microfone, realização de fotos oficiais, conhecimentos sobre a história de Igrejinha e a importância da Oktoberfest para a região, além de um passeio cultural pelos pontos turísticos da cidade. “O concurso tem como objetivo semear o amor pela festa e pelo voluntariado nas crianças da cidade, estimulando a participação da comunidade em todos os momentos, além de garantir a continuidade da nossa Oktober no modelo comunitário que a caracteriza”, explica Liége Brussius, diretora cultural da AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha).
Além da realização deste concurso, a Oktober realiza a Kindertag, um tradicional dia na programação que é conhecido como a Oktoberfest Infantil. A festa ainda conta com Jogos Germânicos Escolares, Encontros de Grupos Infantis de Danças Alemãs, além da presença de crianças nos desfiles do evento. “Para ser voluntário da Oktoberfest de Igrejinha é necessário ter 18 anos, mas sempre buscamos fomentar a participação dos pequenos em diversas atividades”, explica Liége. “Nosso objetivo é estimular e valorizar o público infantil, colocando as crianças em contato com atividades que preservem a cultura germânica e que apresentem o voluntariado e a festa como uma emoção que se vive junto em todas as idades”, complementa.
Fotos: Ramon Lopes