Voluntários da festa partem de bike até Blumenau em aventura que mescla divulgação da Oktober
Dois igrejinhenses, voluntários da Oktoberfest, partem nesta quarta-feira (18) para uma aventura de bicicleta até Blumenau (SC). Serão cinco dias de viagem, aproximadamente 580 quilômetros e uma altimetria acumulada estimada em mais de 10 mil metros. A maratona será encarada por Egon Dörr Neto, fisioterapeuta, e Tomás da Silva Boeira, empresário, ambos de 26 anos. Os dois cultuam o amor pela Oktoberfest e as aventuras radicais e, para coroar esta viagem especial, serão recepcionados por autoridades de Blumenau, entre elas o prefeito Mário Hildebrandt, na Vila Germânica da Oktoberfest catarinense.
A saída ocorrerá na madrugada, às 4 horas, e o roteiro passará por Jaquirana, São Joaquim, Chapadão, Lajeado, Timbó, Pomerode e Blumenau. "Iremos acampar em locais indefinidos contando com a solidariedade e nossa capacidade de adaptação. Esta viagem tem por característica paisagens fantásticas com um terreno bastante acidentado e uma mudança climática bastante abrupta. O tempo de viagem por dia está previsto em 10 horas", conta Egon. A ideia surgiu em julho, quando os dois aventureiros fizeram uma viagem de 450 quilômetros de São Francisco de Paula até Tubarão (SC), descendo a Serra do Corvo Branco. "Ao longo desta viagem, foi aumentando o desejo de realizar uma próxima, com um percurso ainda mais longo. Sabemos que em Pomerode o incentivo ao cicloturismo é muito forte, além de ser uma região muito linda e famosa pelo seu Vale Europeu. Como sempre fazemos, pensamos instintivamente e definimos ali em cima das bikes nossa próxima aventura", acrescentam.
Ao longo da maratona, os dois voluntários do setor de informações da Oktoberfest de Igrejinha divulgarão a festa, com a entrega de folders. "Somos igrejinhenses, apaixonados pela nossa cidade. O sentimento que mais valorizarmos é o amor e essa relação que a festa tem com nossa sociedade é isso. A proatividade dos voluntários, o amor ao próximo, amor à vida, e o respeito da história são valores que fazem com que tenhámos orgulho de fazer parte desse voluntariado", comentam Egon e Tiago. "Comungamos em nós a alegria pela vida e pelas lindas oportunidades que temos de realizar nossos sonhos. Somos unidos por uma amizade de mais de 20 anos e a cada viagem e quilômetros rodados fortalecemos esse amor ao esporte e brindamos nossa amizade. Acreditamos que nossas ações espelham a forma como vemos a vida. Precisamos sobretudo dar à vida uma intensidade e celebrar cada história levando o nome da Oktoberfest de Igrejinha juntamente de nós", reforçam.
Dedicação às aventuras
Os dois atletas são aventureiros há bastante tempo. "Realizamos esse tipo de aventura desde a adolescência, onde viajávamos para o litoral gaucho de bicicleta", contam. Tomás é atleta amador e diabético tipo I e realizou diversas aventuras como a subida ao campo base do Everest, competições de corridas de aventura nos estados do Paraná e Santa Catarina, provas de 50 a 150km de distância e rústicas no estado de São Paulo.
Sobre a nova aventura que fazem divulgando a Oktober, comentam que realizaram postagens em redes sociais e marcaram a Prefeitura de Blumenau. "Logo entraram em contato para saber mais informações e sinalizaram o interesse em realizar uma acolhida especial em nossa chegada. Iremos ser recepcionados pelo prefeito da cidade no dia 22 junto à Vila Germânica dentro do parque da Oktoberfest de lá", contam, ansiosos pelo momento e pela deferência.