Notícias

Igrejinha já está decorada para receber a 35ª edição da Oktoberfest

Igrejinha já está decorada para receber a 35ª edição da Oktoberfest Igrejinha já está decorada para receber a 35ª edição da Oktoberfest

Voluntários da festa se dedicaram para decorar a cidade que foi devastada pelas enchentes

 

Faltando 11 dias para a 35ª edição da Oktoberfest de Igrejinha, a cidade já está vivendo a energia da festa. Com decorações no Parque Almiro Grings, nas ruas, comércios e casas, o clima da Oktober já está presente na cidade. Os enfeites utilizados neste ano são novos, já que toda a decoração da festa foi perdida na enchente que afetou o estado e grande parte da cidade em maio deste ano.

 

A coordenadora da equipe da decoração e arquiteta, Aline Hess, comenta como foi o desafio de 2024. “Perdemos todo material da decoração que tínhamos armazenado em nosso espaço dentro do parque. Nos restaram apenas as estruturas metálicas de brasões e de guirlandas, pois todo o resto as águas levaram. Só não levaram nossa garra e determinação de começar de novo", complementou ela. 

 

A decoração teve como principal inspiração os pavilhões da Oktoberfest de Munique, onde os tecidos e o verde são uma forma de alegrar os ambientes. “Estamos utilizando na decoração brasões metálicos forrados de verdes e muito tecido, os quais foram todos adquiridos novamente, sendo de fácil aproveitamento para os anos seguintes. Além disso, também temos placas de publicidade confeccionadas de material reciclado”, disse a voluntária.

 

Nesta edição, foram usadas para decorar os espaços as cores da bandeira da Alemanha, além do azul e branco, representando a bandeira do estado da Baviera, região que deu origem a Oktoberfest. “A combinação das cores das bandeiras leva a alegria aos ambientes. Guirlandas verdes iluminadas suspensas levam aconchego aos espaços. Nos dedicamos incansavelmente no paisagismo do parque, transformando o rastro de destruição da melhor maneira que conseguimos, deixando ainda mais lindo o espaço”, destacou Aline.

 

A festa, organizada por mais de 3 mil voluntários e reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, conta com três responsáveis dedicados a coordenar 13 voluntários para a decoração, além de mais 10 pessoas dedicadas a cuidar do paisagismo, papeis essenciais para deixar a festa ainda mais encantadora e cultural.


Fotos: Cleiton Miguel