Conheça as soberanas da 35ª Oktoberfest de Igrejinha
Rainha e Princesas têm a missão de representar a maior festa comunitária do Brasil no ano do Bicentenário da Imigração Alemã
Os amantes da Oktoberfest de Igrejinha conheceram as representantes da 35ª edição na noite deste sábado (20). A maior festa comunitária do Brasil elegeu a Rainha Roberta Klein e as Princesas Daniela Coitinho Hachenher e Tainá dos Santos, que daqui para frente levarão o nome da tradicional festividade a todos os cantos do Rio Grande do Sul. A escolha da corte aconteceu durante o Kerb das Soberanas, evento especial promovido pela Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), no Parque de Eventos Almiro Grings.
Com a emoção à flor da pele, a corte recém-eleita falou sobre o sentimento de assumir o reinado em uma edição especial da Oktoberfest de Igrejinha. “Representar a festa neste ano em que comemoramos o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e os 60 anos de Igrejinha é uma grande responsabilidade que carregamos junto com a faixa e coroa desta edição”, destacou a Rainha Roberta Klein, 28 anos, que se manifestou realizada em viver este sonho. “Tenho certeza que o nosso trio fará isso muito bem, pois construímos uma amizade ao longo dessa jornada e juntas faremos a representação que a festa merece”, afirmou.
Enquanto arrumavam sua coroa, a Princesa Daniela Coitinho Hachenher, 20 anos, contou que “a ficha ainda não tinha caído” que ela era uma das escolhidas. “Foi muito emocionante ter o apoio da minha torcida neste momento. Sem eles eu não seria nada e eu estou aqui por causa deles”, relatou a jovem, que também foi reconhecida como a candidata que mais vendeu ingressos para o Kerb das Soberanas. “É um sentimento de honra poder representar a nossa cultura em um ano tão especial como o do Bicentenário da Imigração Alemã do Brasil”, complementou Daniela.
A Princesa Tainá dos Santos, 22 anos, compartilhou que foi uma sensação inexplicável ter o seu nome anunciado como uma das soberanas. “A gente viveu esses últimos 63 dias esperando por isso e ter esse retorno em cima do palco, vendo a nossa família e amigos vibrarem, preencheu o meu coração e foi o dia mais feliz da minha vida”, exclamou, avaliando que este momento é uma prévia de tudo que viverão nos próximos meses. “Serão muitos compromissos, muitas responsabilidades, mas com as duas meninas que estão na corte comigo, a Roberta e a Dani, eu tenho certeza que tudo vai ser mais leve”, garantiu.
O presidente da 35ª Oktoberfest de Igrejinha, Egon Wallauer, agradeceu a todas as candidatas pelo empenho em representar esta edição da festa. “A dedicação de todas nos impressionou. Vocês têm o nosso respeito e admiração pela coragem de enfrentar este desafio”, destacou. “Todas estarão muito bem representadas pelo trio escolhido nesta noite”, complementou Wallauer.
As novas soberanas receberam as faixas e coroas das representantes da 34ª Oktoberfest de Igrejinha: Rainha Kádina Correia de Lima Linden e Princesas Jenifer Isamara Müller e Sofia Camargo Bischoff, que se despediram de forma emocionante do reinado e com o sentimento de dever cumprido.
Espetáculo “Arte e Magia no Kerb das Soberanas” emocionou comunidade
Muito além da escolha das soberanas, o tradicional evento que anuncia a corte da Oktoberfest de Igrejinha é conhecido por ser um verdadeiro espetáculo. Nesta edição, a comunidade se emocionou através da temática “Arte e Magia no Kerb das Soberanas”, que celebrou as tradições germânicas e o legado cultural no ano em que é comemorado o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, resgatando também a história da Oktoberfest da Alemanha.
O espetáculo ainda buscou valorizar os artistas em suas várias versões, ressaltando a importância da arte e cultura, já que a Oktober de Igrejinha é realizada por artistas de diferentes ramos, se tornando um palco para músicos, cantores, compositores, artistas circenses, desenhistas, fotógrafos e vários outros.
As soberanas foram destacadas como as artistas principais da noite e da festa, com a arte de brilhar, encantar com sorrisos e palavras e contagiar a todos com o espirito de solidariedade que norteia a maior festa comunitária do Brasil. As candidatas fizeram uma apresentação de oratória na qual tiveram que responder “por que você deve escrever seu nome nesta linda história?”, além de desfilarem em grupo e de forma individual e conduzirem apresentações artísticas.
O espetáculo foi organizado por voluntários da festa e contou com o espetáculo “Bate pra sua Patota que hoje tem circo” do Grupo Tholl. Além disso a banda The Silva Brothers, a bandinha típica Macega Show e a Super Banda Chopão animaram a noite.
Candidatas participaram de workshop preparatório
Neste ano, 11 jovens concorreram aos títulos de rainha e princesas da Oktoberfest de Igrejinha. Ao longo dos últimos 63 dias, elas participaram do Workshop der Kandidatinnen, uma série de atividades planejadas para inseri-las nas vivências de uma soberana e proporcionar acesso a informações que serão fundamentais para as eleitas.
Neste dia da escolha, as candidatas foram avaliadas nos critérios de beleza e simpatia; desenvoltura e elegância; capacidade de comunicação; conhecimentos gerais; participação e envolvimento no workshop. O corpo de jurados foi composto por sete representantes: Egon Delmar Wallauer, presidente da Amifest e da 35ª Oktoberfest de Igrejinha; Tatiana Kunst, psicóloga e psicanalista; Vivian Ramos de Oliveira, soberana da 23ª Oktoberfest de Igrejinha (2010); Emílio Carlos Wolf, gerente de vendas da Heineken Regional Sul; Alana Jost, esposa do vice-presidente da Amifest; Ezequiel Stein, presidente da 32ª Oktoberfest e Igrejinha (2019); e Camila Schaefer, Rainha da 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
Fotos: Cleiton Miguel