Notícias

Oktober Tchê será novidade na programação da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Oktober Tchê será novidade na programação da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Atração reunirá danças tradicionais gaúchas no primeiro domingo (13) de festa, destacando a diversidade musical do evento

 

Atendendo aos pedidos da comunidade, a 35ª Oktoberfest de Igrejinha apresenta uma nova atração na programação: a 1ª Oktober Tchê, que reunirá apresentações de danças tradicionais gaúchas no dia 13 de outubro, primeiro domingo de festa, a partir das 15 horas, no Ginásio do Parque da Oktoberfest. Com o objetivo de promover uma integração da cultura gaúcha com a cultura alemã, além das apresentações artísticas das Invernadas, às 17 horas, acontecerá um baile com o grupo Batendo na Marca.

 

Segundo a coordenadora da Comissão da Relações Sociais da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) e da Oktober Tchê, Thais Volz Wiebling, a iniciativa é uma celebração pelo Bicentenário da Imigração Alemã. “É uma homenagem ao povo do Rio Grande do Sul, que já estava aqui quando os imigrantes alemães chegaram em 1824 e que ajudaram a construir a identidade cultural do povo gaúcho”, explica. “Também queremos enaltecer a riqueza da diversidade cultural e o compromisso que a Oktoberfest tem de oportunizar o acesso às mais diversas manifestações culturais”, complementa.

 

Entidades tradicionalistas de Igrejinha já confirmaram presença no evento, como o CTG Os Tauras da Colina e o CTG Sentinela da Tradição, que se apresentarão com as Invernadas Mirins. Outras presenças confirmadas são do CTG Pedro Serrano de Sapiranga e do CTG Tiarayú de Porto Alegre. “Inclusive dois grupos, o Colina e o Pedro Serrano, apresentarão coreografias alusivas aos imigrantes alemães”, antecipa Thaís. “Poderemos ver de perto a integração entre essas duas culturas que andam juntas - a gaúcha e a alemã - e são muito fortes no nosso estado”, detalha.