Oktober Tchê será novidade na programação da 35ª Oktoberfest de Igrejinha
Atração reunirá danças tradicionais gaúchas no primeiro domingo (13) de festa, destacando a diversidade musical do evento
Atendendo aos pedidos da comunidade, a 35ª Oktoberfest de Igrejinha apresenta uma nova atração na programação: a 1ª Oktober Tchê, que reunirá apresentações de danças tradicionais gaúchas no dia 13 de outubro, primeiro domingo de festa, a partir das 15 horas, no Ginásio do Parque da Oktoberfest. Com o objetivo de promover uma integração da cultura gaúcha com a cultura alemã, além das apresentações artísticas das Invernadas, às 17 horas, acontecerá um baile com o grupo Batendo na Marca.
Segundo a coordenadora da Comissão da Relações Sociais da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) e da Oktober Tchê, Thais Volz Wiebling, a iniciativa é uma celebração pelo Bicentenário da Imigração Alemã. “É uma homenagem ao povo do Rio Grande do Sul, que já estava aqui quando os imigrantes alemães chegaram em 1824 e que ajudaram a construir a identidade cultural do povo gaúcho”, explica. “Também queremos enaltecer a riqueza da diversidade cultural e o compromisso que a Oktoberfest tem de oportunizar o acesso às mais diversas manifestações culturais”, complementa.
Entidades tradicionalistas de Igrejinha já confirmaram presença no evento, como o CTG Os Tauras da Colina e o CTG Sentinela da Tradição, que se apresentarão com as Invernadas Mirins. Outras presenças confirmadas são do CTG Pedro Serrano de Sapiranga e do CTG Tiarayú de Porto Alegre. “Inclusive dois grupos, o Colina e o Pedro Serrano, apresentarão coreografias alusivas aos imigrantes alemães”, antecipa Thaís. “Poderemos ver de perto a integração entre essas duas culturas que andam juntas - a gaúcha e a alemã - e são muito fortes no nosso estado”, detalha.